A falta de lubrificação, superaquecimento ou desgaste excessivo, contribuem para o desgaste das peças. É um processo considerado normal e faz com que após determinada quilometragem de uso do veículo, geralmente acima de 200.000 km, torne-se necessário a retífica do motor.


Os principais sintomas que apontam para a necessidade de se retificar

um motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) de um veículo são...

1) Alto consumo de óleo lubrificante
2) Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento
3) Baixa potência
4) Alto consumo de combustível
5) Motor trabalhando superaquecido
6) Fortes barulhos vindo do motor

Outros fatores podem determinar a retífica, antes do tempo, como:quebra da correia dentada (em alguns motores); a mania de "descansar" o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o motor ainda frio, e evidentemente, a falta de manutenções preventivas.

A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).

Para um melhor entendimento, descrevemos abaixo as etapas do trabalho de uma retífica de um motor:

1- retirar o motor do veículo;

2- desmontagem do motor, Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças;
Inspeção e seleção das peças em bom estado a serem reaproveitadas;
Pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.

3 – retificação das peças em maquinas operatrizes especificas, com o objetivo de eliminar folgas, desgastes, empenamento, retornando as peças em suas formas originais.

4 - substituição dos componentes internos do motor, tais como: bronzinas, buchas, pistões, anéis, juntas, retentores etc. Tais peças deverão ser de qualidade assegurada pelas montadoras, para que o motor realmente volte às características semelhantes de um motor novo.

5 - Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes.
Teste do motor em dinamômetro.
Pintura do motor.
Montagem do motor no veículo.
Afinação final.
Teste de rua e entrega do veículo ao proprietário


BLOCO DO MOTOR

É o componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor.
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que trabalham os pistões).
Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida Standard, com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis. Retrabalhar o berço de alojamento da árvore de manivelas (Virabrequim).

BIELAS

São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim.
As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnaflux(*), para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar.
Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas.
No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas

VIRABREQUIM OU ÁRVORE DE MANIVELAS

O virabrequim passa por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas).
Posteriormente, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das BRONZINAS, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante. COMANDO DE VÁLVULAS OU EIXO DE COMANDO

O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape.
É feito um teste de magnaflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus cames (ressaltos), quanto a sua altura e angulação.
No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição

CABEÇOTE

Plainar base.
Substituir guias das válvulas de admissão e escape.
Retificar válvulas de admissão e escape.
Esmerilhar válvulas e montar.
Retificar sedes de admissão e escape.


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